Tuesday, 19 de March de 2024 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
06/05/2017

Prefeitura de Zabelê lança campanha de vacinação contra febre aftosa nesta segunda (08)

A comunicação da vacina também é obrigatória. A vacina encontra-se disponível na secretaria de Agricultura municipal.

A prefeitura da cidade de Zabelê inicia a campanha de vacinação contra febre aftosa que vai de 08 a 30 de maio, os criadores devem levar o CPF ate a secretaria de agricultura e realizar o cadastro para que seu rebanho receba a vacinação totalmente gratuita.

?É de extrema importância a colaboração dos agricultores para que possamos vacinar os rebanhos do nosso município e manter todos protegidos contra a febre aftosa, a prefeitura esta disponibilizando a vacina totalmente gratuita bem com a equipe para realizar a aplicação das mesmas?; afirmou o prefeito Dalyson Neves.

Após a vacinar o gado, o criador deve comunicar o órgão oficial de Defesa Agropecuária ou por meio do sistema informatizado Gedave. O prazo para esse procedimento vai até 7 de junho. É necessário ainda declarar todo o rebanho bovídeo e os animais de outras espécies existentes nas propriedades, incluindo os equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporco), caprinos, ovinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).

O que e a Aftosa?

A febre aftosa é uma doença viral altamente infecciosa, que acomete animais de casco bipartido, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.

+ Especiais